Grupos

Através dos Grupos terapêuticos conseguimos explorar e abordar assuntos em comum e que rotineiramente podem ter um peso ou um tabu a serem tratados, porém o grupo permite que o paciente encontre outras histórias e experiências similares às suas e tendem a ficar mais à vontade para falarem e explanarem suas opiniões, realizando trocas saudáveis. O grupo é rico e por si só é capaz de acrescentar boas vivencias e experiências ao paciente.

Nossos grupos terão a princípio as seguintes temáticas:

  • Bem estar e qualidade de Vida: Serão discutidos temas que podem contribuir para o aumento do Bem estar e Qualidade de Vida, esses temas serão construídos com os pacientes e terão um direcionamento saudável de um profissional capacitado para a discussão em grupo. 
  • Atualidades e Cultura: Serão abordados temas diversos, que estejam em alta na mídia, que sejam curiosidade, que acontecem no Brasil ou no mundo, permitindo que os pacientes possam discutir sobre temas que exijam crítica e estimulem o raciocínio, construindo sua opinião de assuntos que provavelmente fora do grupo não teriam oportunidade de vivenciar, e posteriormente, fora do ambiente do centro tenham bagagem para discutir e expor sua opinião em outros grupos sociais como família e amigos.
  • Entenda mais sobre você: Acreditamos que quando o paciente é capaz de identificar gatilhos para as crises ou uso de drogas, entender como seu diagnóstico se manifesta e procurar ajuda nesse período, conseguimos segurar mais sua estabilização e desvinculá-lo da crise. 
  • Espiritualidade: Será um momento para discutir sobre fé, desvinculado da religião, que entra também como um fator de proteção à saúde mental. 
  • Álcool e outras Drogas: Será discutido como o álcool e outras drogas atuam no sistema psíquico, bem como quais os gatilhos para o uso dos mesmos, na tentativa de desvincular de ambientes que sejam propensos aos mesmos.
  • Musicoterapia: Como as vivências com a música e instrumentos podem contribuir para o bem estar. Será um momento de conhecer e experimentar instrumentos musicais, bem como diferentes estilos. 
  • Lazer como protetor psicológico: Discutir e apresentar aos pacientes diferentes possibilidades de lazer desvinculado do uso de álcool e drogas, bem como o lazer como fator de proteção da Saúde Mental.
  • Vamos falar sobre sua perda: Será um momento de discutir e expor sobre suas angustias, falar sobre perdas que deixaram vazios, sejam elas quais forem, perdas físicas, perdas emocionais que sejam relevantes e ainda tenham peso na vida do paciente.